Resenha | PRÍNCIPE MECÂNICO, por Cassandra Clare

Capa do livro resenhado

Ficha Técnica

Peças Infernais Volume 2
[Universo dos Caçadores de Sombras]
Gênero: Young Adult/ Baixa Fantasia
Publicação: 2013
Editora: Record/ Galera
406 páginas

Sinopse

Tessa Gray não está sonhando. Nada do que aconteceu desde que saiu de Nova York para Londres – ser sequestrada pelas Irmãs Sombrias, perseguida por um exército mecânico, ser traída pelo próprio irmão e se apaixonar pela pessoa errada – foi fruto de sua imaginação. Mas talvez Tessa Gray, como ela mesma se reconhece, nem sequer exista. O Magistrado garante que ela não passa de uma invenção. Para entender o próprio passado e ter alguma chance de projetar seu futuro, primeiro Tessa precisa entender quem criou Axel Mortmain, também conhecido como Príncipe Mecânico.

Compre e Leia


Resenha

Depois dos eventos ocorridos em Anjo Mecânico, os residentes do instituto de Londres têm um prazo para encontrar Mortmain, do contrário haverão represálias, pois Charlotte e Henry perderam totalmente a credibilidade e acabam sendo parcialmente culpabilizados pelos desastres ocorridos na noite de julho, e precisando por isso provar sua competência.

Tentando não dar spoilers, só digo que aqui a angústia que Will passa, motivada por certas circunstâncias obscuras – que por acaso são a motivação de sua arrogância infinita e humor tão temperamental –, é descrita de forma tão vívida nas úmidas ruelas de Londres que capturou toda minha atenção, dando às vezes vontade de dar umas palavras de consolo ao pobre rapaz quando tudo começa a dar errado, e acredito que esse sentimento é possível mesmo se você preferir o Jem como par para Tessa – o que definitivamente não é meu caso, já que sou totalmente #teamwill.

[...] Todo mundo erra, Jem.
— Sim — concordou Jem. — Você simplesmente erra mais do que a maioria das pessoas. [...]

Aliás, Tessa, essa jovem americana bem à frente de seu tempo, depois de sofrer uma profunda decepção com Will e Nate, acaba se aproximando mais de Jem, pois encontra ali um alicerce para conseguir superar tudo de ruim que tem acontecido com ela nos últimos tempos.

[...] Detestava que Will causasse esse efeito nela. Detestava. Sabia da verdade. Sabia o que ele pensava a seu respeito. Que ela não era nada, não valia nada. E mesmo assim, um simples olhar dele a fazia tremer numa mistura de ódio e desejo. Era como um veneno na corrente sanguínea, para qual o único antídoto era Jem. Só com ele sentia que pisava em terreno sólido. [...]

O desenvolvimento dos personagens é fantástico. Tanto Will como Jem e até mesmo alguns outros que não parecem ter tanta relevância a princípio são mostrados com profundidade, dando um ar muito realista à história, cada um com seus sentimentos e conflitos. Gosto especialmente de como a autora traz à tona o lado mais secreto dos meninos, e como cada um enfrenta seu caos interior.

Tessa talvez precise de um pouco mais de construção também porque, embora eu goste dela e entenda toda a confusão que ela está passando tanto pelas decepções sofridas quanto às descobertas e situações, não sinto ela tão próxima de mim ao longo da narrativa, pois parece estar tão perdida que nem se dá conta do que está prestes a contribuir para formar.

Esse livro segue em clima de “calmaria antes da tempestade”, como se estivesse cimentando a base para algo maior, então não espere nenhum grande evento catastrófico ou algo do tipo.

Visão Geral

Plot 8
Personagens 9,5
Impacto Pessoal 9
Final 10

Em Suma

Divertido. Empolgante. Escrita Cativante | 9,1

Compre e Leia

Comentários

Postagens mais visitadas