Resenha | CORTE DE ASAS E RUÍNA, por Sarah J. Maas

Capa do livro resenhado

Ficha Técnica

Corte de Espinhos e Rosas/ ACOTAR Volume 3
Gênero: Young Adult (ou New Adult? 😬)/ Fantasia
Nome original: A Court of Wings and Ruin
Publicação: 2017
Editora: Record/ Galera
686 páginas

Sinopse

A guerra se aproxima, um conflito que promete devastar Prythian. Em meio à Corte Primaveril, num perigoso jogo de intrigas e mentiras, a Grã-Senhora da Corte Noturna esconde seu laço de parceria e sua verdadeira lealdade. Longe de sua corte, longe de seu Grão-Senhor e verdadeiro amor, ela reúne informações, na esperança de vencer Hybern.Tamlin está fazendo acordos com o invasor, Jurian recuperou suas forças e as rainhas humanas prometem se alinhar aos desejos de Hybern em troca de imortalidade. O exército inimigo parece imbatível. Mas o sonho de Velaris é como um farol em meio às trevas. O ideal de um mundo mais justoEnquanto isso Feyre e seus amigos precisam aprender em quais Grãos-Senhores confiar, e procurar aliados nos mais improváveis lugares. Porém, a Quebradora da Maldição ainda tem uma ou duas cartas na manga antes que sua ilha queime.

Compre e Leia


Resenha

Em uma missão ao estilo cavalo de Tróia, Feyre engana e manipula Tamlin, a fim de ter benefícios contra Hybern na guerra, e afetando a Corte Primaveril no processo. Essa parte da história me incomodou um pouco pois ela agiu com uma falsidade necessária, porém difícil de lidar, especialmente com alguém que ela já amou em algum momento.

A certa altura da narrativa, já em Velaris, Feyre precisa então lidar tanto com os preparativos para os próximos passos de estratégia quanto com suas irmãs, agora Feitas pelo Caldeirão. Não vou contar muito para não estragar, mas essa parte foi interessante, e me mostrou que a Feyre, apesar de chatinha e ranzinza lá no início, parece ser a mais equilibrada emocionalmente.

Dentre os preparativos contra Hybern, será necessário reunir o poder das diferentes Cortes; a princípio parece ser uma tarefa bem complicada, afinal o reinado de Amarantha trouxe cicatrizes recentes, e o fato da postura de Rhys com os demais nunca ter sido exatamente agregadora traz bastante desconfiança. Além do mais, ele "roubou" a noiva de um grão senhor e enganou outro recentemente, trazendo menos chances de uma negociação bem-sucedida.

Como minha segunda leitura da série, pude observar Nestha melhor, e achei seu desenvolvimento mais interessante, embora ainda a veja como alguém muito insuportável. Vamos ver se consigo gostar do seu livro, que lerei logo após a minha próxima leitura, Corte de Gelo e Estrelas.

As batalhas, sua brutalidade, e a descrição em detalhes trazida pela Sarah J. Maas me transportaram para o lado dos feéricos e deixou bem empolgada durante a leitura; aliás, a escrita da autora é muito boa, pois sempre me deixa com uma sensação de familiaridade com os personagens, além de me fazer visualizar tão bem ao ambiente que às vezes parece uma cena filmada que passa apenas na minha mente.

Comentários Com Spoiler ⚠️

Vamos combinar que, apesar de o término de Feyre e Tamlin ter sido com total razão por eles não terem mais uma real conexão – perdida tanto pelo trauma como pela forma estúpida que ele lidou com isso –, ficou tudo muito mal resolvido. Eu ficaria mais feliz se houvesse uma cena resolvendo as pendências entre eles ou algo assim.

Outra coisa é que foi totalmente válido ele ter pensado que ela estava sob controle de Rhys e tudo mais. Aliás, após a cena em que ele salva Feyre me fez querer uma obra dedicada a ele, pois Tamlin é complexo suficiente para isso, e gostaria de vê-lo melhorando e evoluindo de verdade.

Ver Feyre sacrificando a vida e Tamlin duas vezes o próprio reino por ela talvez seja o motivo para tanta resistência minha em deixar de me importar com o personagem; e embora ele seja todo errado, tem uma sementinha do bem que persiste ali. O que ele fez com Feyre foi irremediável, mas pode tentar do zero com outra pessoa, porque não?

Por mais que o macho seja só decepção para Feyre e tal, ele também teve sua cota de sofrência, especialmente por ter sido trocado em pouquíssimo tempo – Feyre não tem exatamente culpa ter encontrado o amor de sua vida daquele jeito, mas não muda nada para o coração o energúmeno do Tamlin, né?

Quanto à Nestha, ela é um caso sério para mim! Não consigo gostar dessa garota! Ela é egoísta demais em relação à Feyre, que sempre só quis seu bem. Até que aqui ela está mais suportável, nem sei o que pensar em ler um livro focado nela, tenho lá minhas dúvidas sobre se ela um dia será uma personagem querida por mim.

Uma menção honrosa: pobrezinho do Suriel! Eu sempre gostei daquele monstrinho misterioso, daí ele tem aquele final terrível. Partiu meu coração.

Visão Geral

Plot 10
Personagens 10
Impacto Pessoal 9,5
Final 10

Em Suma

Empolgante. Aquece o coração. Emocionante | 9,9

Compre e Leia

Comentários

Postagens mais visitadas