Resenha | HISTÓRIA DA SUA VIDA E OUTROS CONTOS, por Ted Chiang
Ficha Técnica
Gênero: Ficção Científica/ Contos
Nome original: Stories of Your Life and Others
Primeira Publicação: entre 1990 e 2002
Editora: Intrínseca
324 páginas
Sinopse
Um dos autores de mais destaque no cenário da ficção científica, Ted Chiang pode ser descrito como um escritor pouco prolífico: tem apenas quinze trabalhos publicados, entre contos e novelas curtas. A pequena produção contrasta com sua expressiva quantidade de premiações: os oito textos reunidos em História da sua vida e outros contos ganharam no total nove importantes prêmios, dentre eles Nebula, Hugo, Locus, Sturgeon, Sidewise e Seiun. Publicadas originalmente em volumes diversos, as narrativas de Ted Chiang estão pela primeira vez reunidas em uma coletânea.
Compre e Leia
Resenha
Tive uma experiência e tanto ao conhecer a obra de Ted Chiang, com contos que englobam diferentes campos da ciência, e que ainda assim conseguem prender a atenção.
Percebi logo que uma característica em comum em praticamente todos é a necessidade de uma leitura mais concentrada, afinal o autor brinca o tempo todo com diferentes áreas do conhecimento e não nos poupa de entrelaçar ciência, lendas e ficção, formando assim um resultado mais denso em termos de literatura.
Gostei especialmente dos dois primeiros e dos dois últimos contos, com destaque para os que finalizam a obra, que foram bastante impactantes ao abordar assuntos tão relevantes – e até um tanto polêmicos – como fé e autoimagem, respectivamente.
A Torre da Babilônia - Por alguns é visto como fantasia; baseado no mito da Torre de Babel. Entenda - Um novo medicamento permite ultrapassar os limites da mente humana (um pouco como o filme Lucy). Divisão por Zero - O mais complexo, por envolver matemática; conta sobre uma descoberta matemática que afeta a vida do casal protagonista. História da Sua Vida - Serviu de inspiração para o filme A Chegada; é sobre uma linguagem alienígena. Setenta e Duas Letras - Baseado no mito judaico do golem misturado à teoria do pré-formacionismo (superada fora do mundo ficcional). A Evolução da Ciência Humana - É um editorial em uma realidade ficcional; originalmente foi encomendado pela Nature;
Em O Inferno é a Ausência de Deus, o autor brinca com os limites da fé, em um universo onde não existe a discussão sobre a possibilidade da inexistência de Deus e de entidades angelicais ou demoníacas. Aqui, a questão é mais sobre a incerteza da inexorabilidade da justiça divina e em como cada um irá se comportar diante das escolhas Dele.
Já no conto Gostando do Que Vê: Um Documentário, a beleza pode deixar de ser vista a partir de um procedimento chamado caliagnosia, que “desliga” a percepção da beleza humana, nos fazendo pensar sobre nossos padrões de beleza e o quanto isso influencia em tudo na nossa vida, desde relacionamentos, carreira e diversos outros campos.
[...] Sempre disseram às meninas que o valor delas está ligado à sua aparência; suas realizações são sempre ampliadas se elas são bonitas, e diminuídas se não são. Pior ainda: algumas garotas recebem a mensagem de que podem passar pela vida se valendo apenas da aparência, e aí elas nunca desenvolvem a mente. [...]
Ah, e não posso deixar de mencionar que no final do livro há algumas notas em que o autor entra brevemente em detalhes sobre cada conto, nos ajudando a entender um pouco mais sobre suas inspirações.
Visão Geral *
* Média dos 8 contos
Em Suma
Esclarecedor. Indispensável. Marcante | 8,9
Comentários
Postar um comentário